O setor de energia renovável tem impulsionado tendências e apresentado vantagens. Conheça 4 delas que prometem grandes transformações nos próximos anos. 

 

O termo energia renovável ainda soava algo distante e abstrato, “coisa de país ou gente rica”. Mas há algum tempo, o setor de geração de energia tem ganhado destaque, não à toa o Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de consumidores de energia solar.

Parece pouco ou insignificante, mas o fato é que o setor espera um crescimento ainda maior para este ano, com possibilidade de injetar R$50 bilhões na economia do país e gerar 350 mil postos de trabalho.

Para acompanhar este ritmo acelerado, novas tendências e tecnologias em energia renovável não param de surgir, mostrando que o futuro já é agora.

Neste artigo, você acompanha 4 tendências que prometem sacudir o tabuleiro energético mundial nos próximos anos.

Continue a leitura e fique de olho!

4 tendências de energia renovável para ficar de olho

1 – Organic Photovoltaic (OPV)

Conhecida como a terceira geração da tecnologia de células solares, as organic photovoltaic, OPV, conseguem superar os painéis solares no quesito “energia verde”.

Figura-se como tendência de energia renovável, pois representa um passo adiante dos atuais painéis.

A OPV é formada por materiais orgânicos e não tóxicos, uma espécie de filme plástico que recebe ainda uma fina camada de tinta composta por células fotovoltaicas capazes de converter a energia do sol.

São mais leves, flexíveis – podendo ser aplicadas em diferentes superfícies -, possuem melhor performance de temperatura e luminosidade, além de diversas outras vantagens em relação às tecnologias solares tradicionais.

2 –  Energia heliotérmica

No Brasil, a energia heliotérmica ou termossolar tem avançado significativamente.

Neste tipo de energia, os raios solares são captados e armazenados para depois serem transformados em energia mecânica e, em seguida, energia elétrica. Por isso diz-se que a geração de energia no modelo heliotérmico é feita de modo indireto

Uma de suas grandes vantagens é contar com um armazenamento térmico, isso permite que uma parte da energia excedente gerada seja armazenada em um depósito à parte, para posterior utilização.

3 – Veículos conectados à rede  – bate e volta

Tendência em energia renovável para ficar de olho são os chamados veículos conectados à rede, que captam a energia da rede e devolve o que não foi gasto pelo automóvel para ser reutilizado.

Fabricantes de automóveis já ensaiam parcerias com empresas de software e energia para produção desse tipo de veículo em maior escala.

 4 – Redução nos custos de produção das baterias

Estima-se uma redução nos custos de produção das baterias de mais de 70% até 2050, impulsionada pela crescente demanda dos veículos elétricos.

Além disso, a produção de novas baterias, como as de íons de sódio, desenvolvidas recentemente na Inglaterra, tornam-se promissoras para substituírem as de lítio e mais sustentáveis.

Esta é uma das novidades mais esperadas, pois impulsiona a geração de energia off-grid dando ao consumidor real independência energética.

Como vimos até aqui, a demanda por energia renovável deve aumentar nos próximos anos, o que mostra uma evolução na conscientização dos consumidores em relação à importância de se produzir uma energia mais limpa.

São mais que tendências da energia renovável para ficar de olho, cada um destes 4 tópicos representam também vantagens do modelo.

Se você gostou deste assunto e se tem interesse em saber mais, entre em contato com a gente. Temos muito a conversar!