Saiba qual o tempo de retorno do investimento e quais fatores tornam essa fonte de energia renovável tão interessante e vantajosa
Você já viu painéis solares em alguma residência ou empresa, ou ouviu alguém falar a respeito de energia solar e depois ficou se perguntando: mas será que realmente vale a pena?
Bom, além das vantagens de consumir uma energia limpa e renovável e a possibilidade de já se ver uma redução de até 95% na conta de energia elétrica, vamos adiantar que não só vale a pena, como é possível colocar na ponta do lápis em quanto tempo você terá seu retorno do investimento.
Interessante, não é? Leia a seguir para entender!
Qual o payback de investimento em energia solar?
No Brasil, o tempo médio de retorno do investimento, ou payback, da instalação do sistema de energia solar é de 4 anos. No entanto, existem fatores decisivos que podem diminuir ainda mais esse período, tornando essa uma fonte de energia extremamente vantajosa e acessível.
Para um cálculo personalizado, é preciso levar em conta o local de instalação dos equipamentos, quantidade de módulos e fatores como potência, tensão, número de horas de utilização e consumo médio de energia, além da tarifa da distribuidora de energia local.
Confira alguns dos fatores que podem afetar o payback de um sistema de geração distribuída:
Inflação energética e bandeira tarifária:
A inflação energética é, basicamente, as variações da tarifa de energia. Com altas constantes nos últimos anos, devido a dívidas do governo com as distribuidoras, as contas de energia elétrica vêm comprometendo cada vez mais o bolso do brasileiro e a previsão é de que continuem aumentando em saltos.
Além das variações de tarifa das distribuidoras, deve-se levar em consideração também as bandeiras tarifárias. Divididas em níveis, elas acrescem um determinado valor por kwh consumido quando há um evento que aumente o custo da energia gerada no país, como escassez de água nos reservatórios, gerando a necessidade de ativar usinas termelétricas ou até importar energia de outros países.
Com a geração própria de energia solar, você não precisa se preocupar com essas oscilações, sua conta fica inalterada.
Variáveis técnicas:
O local de instalação e quantidade de módulos pode fazer muita diferença no retorno do investimento em energia solar. De forma simples, quanto maior um sistema voltaico, menor o custo por Watt. Tudo vai depender do seu espaço e investimento, mas não se preocupe, nós vamos te ajudar a encontrar a melhor solução para a sua necessidade.
Outro fator relevante é a solarimetria, ou seja, a incidência solar na sua região. No Brasil, essa radiação solar é bastante alta, mas pode variar de região para região, afetando o tempo de retorno do investimento.
Incentivo governamental:
Normalmente, o sistema de energia solar produz mais energia do que é consumido, gerando um excedente que é injetado na rede elétrica da distribuidora local.
Diante da atual crise do sistema elétrico tradicional, o governo vem estimulando o uso de energias alternativas através de incentivos fiscais. Dessa forma, essa energia excedente gerada pelo seu sistema fotovoltaico será transformada em crédito pela distribuidora da sua região, aumentando ainda mais sua economia.
Valorização do patrimônio:
Importantíssimo lembrar que, além de todo o retorno financeiro com a economia em energia elétrica, há uma significativa valorização do seu patrimônio.
Como as placas fotovoltaicas são altamente resistentes, esse é um excelente investimento a longo prazo, pois os equipamentos possuem uma vida útil de 25 anos e pouca manutenção.
Imóveis com energia solar são valorizados em até 20% a mais em relação aos que não possuem fonte de energia renovável, de forma que somente essa valorização na hora da venda ou locação já pode superar o valor pago no sistema fotovoltaico.
Percebe que não faltam vantagens para aderir à geração de energia solar? Então fale agora com a gente e iremos montar um cálculo personalizado de acordo com a sua necessidade, para você começar a economizar e usufruir de todas essas vantagens o quanto antes.